sexta-feira, 28 de abril de 2017

PROJETO: DENTISTA DO BEM

Nossa Escola, hoje dia 28/04/2017, está recebendo os profissionais que fazem parte dos voluntários do projeto Dentista do Bem.
Dentista do Bem é o principal projeto da TdB, e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem em seu próprio consultório crianças e jovens de baixa renda entre 11 e 17 anos, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até que completem 18 anos. Atualmente, é a maior rede de voluntariado especializado do mundo.
Os pacientes são selecionados por grau de necessidade, o que é determinado por uma triagem realizada em escolas da rede pública ou instituição social. Jovens e crianças com problemas bucais graves, os mais carentes e próximos do primeiro emprego têm prioridade no atendimento.
O tratamento, realizado no consultório do próprio dentista voluntário, é de caráter curativo, preventivo e educativo. O Projeto Dentista do Bem conta com voluntários espalhados em 1500 municípios brasileiros, 12 países da América Latina e Portugal. O escritório da TdB faz a ligação entre todos os envolvidos no projeto (o jovem beneficiado, sua família, a escola, o cirurgião-dentista voluntário) e ainda o acompanhamento dos atendimentos.
Queremos parabenizar a todos os voluntário por essa bela iniciativa!



segunda-feira, 24 de abril de 2017

PROJETO "GENTILEZA GERA GENTILEZA"

PROJETO “GENTILEZA GERA GENTILEZA”
           
Aproveitando que o Profeta Gentileza faria 100 anos este ano, na Escola Municipal Rubens de Farias Neves decidiu-se fazer o projeto “Gentileza gera Gentileza” arrecadando doações para o abrigo “A minha casa”, localizado na Estrada do Moinho, em Campo Grande, como fio condutor do projeto “Paz nas Escolas” solicitado pela Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer.
            Fomos às salas de aula contando a história do profeta e em seguida falamos sobre a situação do abrigo que acolhe crianças que sofrem violência doméstica. A partir dessa data os alunos começaram a trazer a doações. Os alunos do turno da noite, também, participaram do projeto não só trazendo doações. A professora Ana Cristina, trabalhou com as turmas de alfabetização contando a história do profeta, trabalhando a criatividade dos alunos através de desenhos e confecção de histórias em quadrinhos. Além disso, a professora fez uma oficina de origami confeccionando flores para que os alunos retribuíssem o gesto de gentileza criado por José Datrino (o profeta Gentileza). Já nas aulas de Língua Portuguesa, a professora Valéria, regente da Sala de Leitura nos turnos da manhã e tarde, trabalhou o tema gentileza através de textos e da própria história do profeta. Os alunos escreveram redações de onde foram tiradas as frases mais significativas em relação ao tema gentileza. Essas frases formarão um painel que remeta a produção do profeta Gentileza com a função semelhante de interferir no cotidiano coletivo.
            No dia 18 de abril levamos as doações ao abrigo. Um grupo de alunos foi conosco para entregar as doações e no final se reuniram com as crianças do abrigo para um futebol.

            A campanha continuará e a cada dois meses escolheremos uma instituição para levar as doações, afinal de contas não podemos esquecer que gentilezas não precisam ser feitas somente em datas comemorativas.