quarta-feira, 23 de março de 2016

UM DIA DE CARINHO À RUBENS

Hoje realizamos um dia de carinho à nossa Escola!
Fizemos um mutirão com a comunidade, alunos e professores para organizar o nosso espaço educativo.
Foi um SUCESSO!











Atividades faz parte do 

Projeto
“Declaração de Amor à Rubens”
I. Introdução
            O projeto “Declaração de Amor à Rubens” é uma proposta de trabalho a ser desenvolvido na Escola Municipal Rubens de Farias Neves no período do aniversário desta, mês de março, onde completa 44 anos, envolvendo todos os segmentos da comunidade escolar, professores, funcionários, responsáveis e alunos, com o propósito de conscientizar e instigar os alunos na necessidade de valorização e conservação dos bens materiais e imateriais do Espaço Escolar, projetando-se para a comunidade local e sociedade em geral.

II. Justificativa
            Sendo a escola um espaço que desperta para a análise e reflexão da realidade e tem como objetivo a formação de cidadãos conscientes e críticos, responsáveis pelo futuro desenvolvimento da comunidade em vários setores é de fundamental importância a realização de projetos que abordem as questões sociais, culturais e ambientais dentro da Unidade Escolar, para que o aluno faça parte de transformação do ambiente escolar e da comunidade geral.
            Um dos grandes problemas analisados na sociedade atual é a depredação, tanto do patrimônio público como do privado, fenômeno observado em toda a cidade e que não pode ser mais tolerado.
            No meio escolar, a depredação é manifestada por meio das constantes pichações nas paredes e mesas, quebra-quebra de carteiras e cadeiras, ventiladores, janelas, danificação das portas , observamos objetos espalhados  pelo chão, pelo pátio, no interior e exterior da Escola, assim como outras violências contra o espaço físico.
            Além da depredação dos bens materiais, em meio a comunidade escolar os nossos alunos sofrem de atitudes de discriminação e preconceito. Esta atitude discriminatório são atos de violência, podendo ocorrer de forma voluntária e involuntária.
            Fruto da educação familiar insuficiente, o descaso dos alunos com o Patrimônio Público, seja sua escola ou equipamentos públicos está se enraizando devido acharem que a responsabilidade é somente do governo e não tratarem o mesmo como espaço para a formação ética do cidadão.
            O presente projeto propõe a realização de um trabalho coletivo que envolva todos os segmentos da comunidade escolar, visto que a educação tem como objetivo a construção de valores, desenvolvimento da ética e da cidadania. Buscamos assim, a valorização e conservação do patrimônio público, a partir do espaço escolar.

III. Objetivo Geral
            Conscientizar os alunos e toda a comunidade escolar para a importância da conservação e valorização do Patrimônio Público presente em nossa sociedade, a partir da realidade da escola.




IV. Objetivos Específicos
·         Despertar a consciência dos alunos e da comunidade que a escola pertence a todos;
·         Expor o tema sobre o meio ambiente relacionando ao cotidiano escolar;
·  Propor mudanças de comportamento nos educandos com relação a preservação do meio ambiente;
·         Estimular os cuidados com todos os materiais e ambientes escolares;
·         Promover e despertar o prazer de convivência no ambiente escolar;
·         Propor ações para a preservação do patrimônio material e imaterial;
·         Despertar no aluno a reflexão sobre a realidade que o cerca.

V. Metodologia

            As atividades que serão desenvolvidas buscará envolver o aluno em atitudes de conservação e valorização do ambiente escolar, demonstrando responsabilidades e respeito às pessoas e ao espaço escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário